Prefeitura distribui 250 mil preservativos nas prévias carnavalescas de Maceió

Prefeitura distribui 250 mil preservativos nas prévias carnavalescas de Maceió
WhatsApp-Image-2026-02-09-at-14.03.02-1.jpeg

Por Redação com Ascom SMS


O Bloco do Prazer, iniciativa da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), comemorou 31 anos de história com um animado desfile realizado na última sexta-feira (6), durante as prévias carnavalescas do Jaraguá Folia. A ação levou para as ruas do bairro histórico não apenas música e alegria, mas também informação, cuidado e compromisso com a saúde da população.


Criado como uma estratégia de educação em saúde, o Bloco do Prazer se consolidou ao longo de mais de três décadas como uma importante ferramenta de prevenção, utilizando a linguagem do Carnaval para dialogar de forma direta e acessível com os foliões sobre a importância da prevenção das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais.


Segundo Teresa Carvalho, da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, o bloco representa muito mais do que um momento festivo. “O Bloco do Prazer é um espaço de cuidado, de escuta e de orientação. Ele mostra que é possível viver o Carnaval com alegria e responsabilidade, promovendo o autocuidado e o respeito à própria saúde e do outro”, destacou a técnica.


Durante o desfile do Bloco do Prazer, as equipes da SMS intensificaram as ações educativas e a distribuição de insumos de prevenção. Somente no bloco, foram distribuídos cerca de 14 mil preservativos externos, quatro mil preservativos internos e cinco mil géis lubrificantes, ampliando o acesso da população às estratégias de prevenção durante a folia.